Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

SUL DA FRANÇA

MARSELHA
 


Entrada da famosa região da PROVENCE, está bela cidade fica no sul da França e também da  não tão menos famosa Cotê d'Azur .
É uma cidade ensolarada quase todo o ano, com o charme francês e um clima  mediterrâneo.
O cidade de MARSELHA gira em torno do porto que é a atração principal da cidade. No amanhecer e ao  cair da tarde lindos pássaros fazem um lindo sobre voo. De lá saí os passeios de barcos  para as mais diversas praias da região.
As praias em torno da cidade não são tão bonitas e nos finais de semana ficam lotadas.
A cidade é multicultural, pessoas de várias nacionalidades circulam e moram na cidade.
A predominância de Argelinos e muitos  mulçumanos, por toda parte  da cidade  não é difícil ver uma rodas deles dançando e tocando músicas árabes.
O transporte público é muito bom. Como na maioria das cidade europeias o passe é a melhor pedida. Esses passes cobrem todos os transportes públicos: Metro, ônibus e Tram.
Minha impressão sobre MARSELHA é que todos os moradores têm barcos, as marinas são gigantescas e as crianças todas as tardes chegam nas praias para praticar todos  os tipos de esportes náuticos.
A maioria dos restaurantes ficam em torno do Porto, assim como o grande comércio e as feiras de frutas, peixes e artesanatos.
O forte da culinária é o pescado, mas tem diversos cafés com os mais deliciosos doces e croissants franceses.
O famoso peixe sapo, com uma aparência das profundezas do reino abissal, é muito comum.  E  em todos os restaurantes também é fácil encontrar mexilhões.
Como a cidade tem grande influência napolitana é muito famosa pelas pizzas e bruschetas.
Tem inúmeras paisagens de tirar o fôlego e a mais sensacional é a subida para quem vai para Basilica de Notre Dame , onde se tem uma visão do mar única e onde foram gravadas as cenas do filme o "Conde de Monte Cristo".
Dá para conhecer lindas cidades ao redor de MARSELHA, o metro é ligado ao terminal de trem e ônibus.
Os Calanques é uma passeio que não pode deixar de ser feito.
ONDE FICAR: A maioria dos hotéis ficam ao redor do porto, eu fiquei em uma região residencial e gostei muito. Como disse o transporte é de qualidade e é fácil se locomover.
ONDE COMER: Não é uma cidade barata, mas tem muita variedade de restaurantes e cafés em volta do porto, com um visual incrível do pôr do sol .
O restaurantes fecham cedo, mesmo em pleno verão. Achei que o povo não gosta muito de pegar no batente. Sem falar que aos domingos as padarias abrem as 09:00 hrs.
A Galeria Lafayette de MARSELHA  além das famosas  grifes de roupas, tem um supermercado gourmet que deve ser a alegria de qualquer chef de cozinha.
O QUE FAZER:  O passeio top 10   são os CALANQUES ( passeio de barco, que sai  do porto central e vai em direção a lindas formações rochosas que saem das águas), Catedral,  Notre Dame, Praias ao redor, o Forte Saint Jean, o lindo centro cultural Vieille Charite, Igrejas e Museus, Le Château D'If, Prisão do Conde de Monte Cristo, Palais LongChamps ( com um Zoológico Temático de esculturas de animais coloridos)
No centro cultural, têm  cafés e restaurantes com vistas maravilhosas. No verão rola uns shows.
AUX DE PROVENCE a menos de 1 hora de ônibus de MARSELHA a cidade é puro charme: igrejas, cafés e uma arquitetura belíssima .
Como é porta de entrada para várias cidadezinhas charmosas da Provence o cheiro de lavanda está no ar.
As feiras de artesanatos vendem: sabonetes, sachês de lavandas e temperos exóticos de várias partes do mundo, muitos desses orgânicos.
A melhor época para visitar é a primavera quando os campos ao redor da cidade estão cobertos de lavandas e girassóis , apesar de ter ido nessa época do ano os passeios as fazendas saem muito cedo e não são diários o ideal é pernoitar na cidade.
Eu fui na época certa mas as flores não tinham brotando ia acontecer em 10 dias ( coisas da mãe natureza), então para ver os tão sonhados campos floridos tem que fazer uma viagem especifica para essa finalidade.
Como o passeio é caro só vale a pena se os campos estiverem floridos


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário